fbpx

HOJE É DIA DE FRUTO?

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22

Diariamente somos desafiados a nos posicionar de como será nosso dia, será de carne ou de fruto?

Em sua carta aos Gálatas, o apóstolo Paulo nos leva a considerar dois modos de vida, um é chamado de “obras da carne”, e o outro é chamado de “Fruto do Espírito”.

As “obras da carne” descreve uma vida sem Deus e o “fruto do Espírito” descreve uma vida direcionada pelo Espírito Santo e por qualidades que só poderiam vir de Deus.

Somos convidados nesta passagem a considerar a maneira como estamos vivendo, carne ou Espírito? Morte ou Vida?

A – Obras da carne (Gálatas 5: 19-21)

O apóstolo Paulo elenca uma longa lista de pecados gerados pelas obras da carne. Podemos dividir esta lista em quatro grupos de pecado, a saber:

 Grupo 1 – Pecados sexuais: adultério, fornicação, impureza, lascívia.

Grupo 2 – Pecados doutrinários: Idolatria, feitiçaria, heresias,

Grupo 3 – Pecados de relacionamentos: inimizades, porfias (discussão), emulações (disputas), iras, pelejas, dissensões.

Grupo 4 – Pecados diversos: Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias.

Sempre é bom lembrar que o apostolo Paulo não fez uma lista definitiva de pecados, no verso 21 ele acrescenta “e coisas semelhantes a estas”, ou seja, essa lista não é definitiva, pode ser aumentada.

B – O fruto do espírito (Gálatas 5: 22-23)

Agora o Apóstolo Paulo ressalta que temos outra maneira de viver, que é pelo “fruto do Espírito”. Paulo enfatiza que neste modelo de vida podemos ter o “fruto” do Espírito, apenas um fruto. Podemos entender este fruto como o cacho de uva, onde cada uva é como uma Graça bendita de Deus.

Em outras palavras, quando o Espírito Santo direciona nossas vidas essas graças são o resultado sobrenatural de seu trabalho em nós. Como Paulo lista um total de nove Graças, podemos dividi-las em três grupos e cada qual com um objetivo diferente.

Graças que nos unem

Grupo 1 – Neste grupo temos três graças que nos unem a Deus: Amor, gozo e paz.

O Amor é um sentimento de afeição que é dado à outra pessoa sem considerar nada em troca. A Alegria é uma satisfação que causa contentamento mesmo em circunstâncias adversas, algo contagiante. A Paz é uma calma, um estado de tranquilidade é um sentimento que pode ser transferido de um para outro.

Por sua vez podemos afirmar que essas graças específicas são dadas por Deus e uma vez de pose delas, estas graças nos levam de volta para Ele.

Graça que nos aproximam

Grupo 2 – Neste grupo temos três Graças que nos aproximam daqueles que estamos próximos: longanimidade, benignidade e bondade.

Longanimidade ou paciência, capacidade de suportar contrariedades em beneficio de outras pessoas, mesmo em circunstâncias difíceis. A benignidade refere-se a uma disposição de generosidade para com o próximo. Bondade é uma qualidade de alguém disposto a fazer o bem ao próximo, é colocar o amor em ação.

Graça que trabalha nosso interior

Grupo 3 – Neste grupo temos 3 Graças que descrevem nosso caráter interior: fé, mansidão e temperança.

Fé: Significa algo como “confiar com todas as forças” no Senhor. A pessoa com essa qualidade não desanima, quaisquer que sejam as circunstâncias ela mantém sua fidelidade com Deus. Mansidão: É a capacidade de ser brando suave e gentil com o próximo. Temperança: Domínio próprio, guardar o equilíbrio, autocontrole é algo como “minhas vontades estão sob o controle de Deus”.

Faça sua escolha

Se compararmos as “obras” da carne com o “fruto” do Espírito, certamente existe uma grande diferença nestas duas categorias, tanto no resultado como na origem destas obras.

As “obras da carne” são manifestas através de nossas vontades, por outro lado, o “fruto do Espírito” nos é dado pelo Espírito Santo que vive em nós. Assim sendo, nós produzimos as “obras da carne”, mas o “fruto do Espírito” é gerado em nós pelo Espírito Santo, conforme nossas ações.

Em outras palavras, ao compararmos estas duas categorias podemos afirmar que a nossa carne sempre produzirá o pecado, em contrapartida, podemos e devemos pedir a Deus o “fruto do Espírito”.

C – O plano de Deus –  24-26

Nosso texto termina com uma lembrança e um desafio.

1º – Conserve sua carne crucificada. Verso 24

Paulo está lembrando que quando você decidiu vir para Cristo, você disse não para o mundo, não para o pecado. Neste momento, você pregou sua própria carne na cruz de Cristo. Você decidiu a não deixar a “carne” decidir por você, porque agora Cristo vive em mim. Isso se chama conversão.

2º – Clame pelo Espírito. Verso 25

É como se Paulo estivesse dizendo: Se você já entregou sua vida a Cristo, viva conforme um cristão! O Espírito Santo é a fonte de sua nova vida, não permita que nada ou ninguém mais determine seus valores e normas em qualquer área de sua vida.

C. Mantenha seu coração correto em relação aos outros. Verso 26

O verso final nos lembra para não ficarmos nos comparando com outras pessoas. Se você quer andar no Espírito e viver pelo Espírito e ter o fruto do Espírito, mantenha seus olhos em nosso Senhor Jesus Cristo, autor e consumador de toda a boa obra.

Algo que nos chama atenção é que o “fruto do Espírito” está disponível para todos nós. Ninguém precisa andar no caminho da carne. Temos que escolher nosso caminho todos os dias, o caminho da carne ou o caminho do Espírito.

Pense bem, qual o seu próximo caminho? Carne ou Espírito?

Que Deus possa nos capacitar e nos abençoar, amém.

Please follow and like us:
SOS vida 24h.