Se existe uma melhor história bíblica para se contar com certeza uma delas é a história de Jonas
Que fique bem claro, a história de Jonas não é uma alegoria ou uma parábola para algum ensinamento. A história de Jonas realmente aconteceu, ele foi engolido por um grande peixe e lá ficou por três dias e três noites.
Jonas passou pelo princípio da semeadura e colheita, ou seja, escolhas que ele fez. Muitos podem estar pensando que estão em uma situação difícil, mas vejam Jonas.
Ele foi jogado ao mar, depois foi engolido por um peixe e depois foi vomitado por este peixe, isso mesmo, foi vomitado. Nós não sabemos que tipo de peixe era. Nós só sabemos que o Senhor enviou o peixe para engolir Jonas no momento certo, no lugar certo, com o apetite certo para engolir Jonas, mas não para matá-lo ou feri-lo.
Você pode imaginar como era dentro daquele peixe? Devia estar escuro, apertado, chacoalhando com o nado do peixe, a água salgada passando sobre Jonas e algas se enrolando em seu corpo. O interior de um peixe deve cheirar mal, deve ser gorduroso, escorregadio e o peixe também devia estar tentando digeri-lo.
Como toda tempestade tem um fim, assim também foi com Jonas. A recuperação de Jonas é uma lição para nossas vidas.
Jonas 2: 1 diz: “E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe”.
I – Enquanto Jonas está dentro do peixe, ele faz uma linda oração como em um Salmo clamando por ajuda de Deus: “E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.” (Jonas 2:2).
A Bíblia diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” (1 João 1:9)
Jonas sabe que se Deus não o salvar, ele nunca sairá vivo do grande peixe, então sua primeira ação foi de orar ao Senhor.
II – Jonas confessa que Deus o colocou onde ele está. “Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares…” (Jonas 2: 3).
Observe que Jonas não culpa os marinheiros por jogá-lo nas profundezas do mar, nem culpa a tempestade ou o grande peixe. Jonas se inclina diante de Deus e diz: “Estou aqui porque o Senhor me colocou aqui”
É um grande avanço espiritual parar de culpar os outros por seus problemas, Jonas sabe que ele deve responder apenas ao Senhor.
III – Jonas sente que vai morrer no grande peixe. “As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.” (Jonas 2: 5) –Quantos não estão se sentindo assim hoje, se sentindo sem saída, se sentindo sufocados.Não há saída a menos que o Senhor o tire dali.
IV – Jonas lembra que o Senhor é sua única esperança. “Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo”. (Jonas 2:7)
Finalmente Jonas começou a agir como um verdadeiro crente. Depois de toda a fuga, depois de toda a desobediência, depois de toda a vida egocêntrica, Deus começou a receber a atenção de Jonas. Deus fará o que for necessário para nos levar ao lugar onde nos lembramos dele.
V – Jonas promete servir ao Senhor. – “Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do Senhor vem a salvação.”(Jonas 2:9)
Aqui nesta oração, você pode ver o progresso espiritual de Jonas. Jonas chega a umas das melhores conclusões da Bíblia: Do Senhor vem a salvação. (Jonas 2:9b)
Esta é a lição mais difícil para qualquer um de nós aprendermos. A salvação começa com Deus e termina com Deus.
Muitos de nós lutamos a vida inteira para aprender isso. Não há salvação, não há libertação e não há nada que possa ser feito até aprendermos “Do Senhor vem a salvação”.
E você já se entregou ao Senhor?
Que Deus abençoe nossas vidas.