“E não somente isto, mas também nos gloriemos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.” – Romanos 5:3-4
A confiança vem não apenas do conhecimento, mas principalmente da vivência. A experiência adquirida é fonte de confiança.
Em tempos de tribulação como os que estamos passando, a dor e as lutas assustam, mas depois de vencidas as tribulações percebemos que já não somos as mesmas pessoas, crescemos e aprendemos a ter esperança.
Jó confirma isso numa de suas falas mais tocantes durante a sua dura experiência de vida: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem” – Jó 42:5. Conhecia a Deus na teoria, mas depois de muitas provações experimentou da graça e da providência do Senhor.
Para que perseveremos na fé e na doutrina devemos pedir forças ao Senhor para sairmos da teoria, de tudo o que temos aprendido, do ouvir falar, e vivenciarmos a nossa fé no dia a dia, colocando-a em prática com aqueles que por providência divina cruzarem o nosso caminho, sejam pessoas do nosso convívio ou estranhos que por nosso intermédio serão abençoados.