” Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. ” Tiago 5:7
A Pandemia
Não está sendo fácil manter a paciência em meio a esta pandemia. Tudo mudado, estamos sem nossa liberdade, muitas famílias sofrendo com esta doença que parece que não tem fim.
Por isso, creio que todos nós já desistimos de olhar gráficos de números de mortos ou médias diárias de novos casos… Não é fácil ser paciente em meio a dor e ao desconforto de perdermos a ‘vida normal’.
Mas é necessário ser paciente. De que adianta ficarmos nervosos, ansiosos, irritados ou até mesmo irados?
Porque não conseguiremos resolver a situação mais rápido, não conseguiremos uma saída melhor.
Chuva serôdia e chuva temporã
O texto nos diz para que sejamos pacientes como o agricultor que aguarda que a terra produza a preciosa colheita até virem as chuvas do outono e da primavera.
Estas são as chuvas da região da Palestina. A chuva temporã que cai no outono de lá, especialmente no final de outubro e prepara o terreno para ser lavrado e semeado. Já a chuva serôdia que cai na primavera deles, principalmente entre março e maio, é fundamental para fazer com que o grão cresça e produza uma boa colheita .
O texto de Tiago se refere a volta de Jesus, mas em nenhuma situação adianta ser apressado, para que tudo corra bem, é preciso ser paciente. No tempo certo a colheita vem, no tempo certo a pandemia terminará.
Mantendo a saúde mental
Sabemos que viver o ‘novo normal’ está causando transtorno de saúde mental em muitas pessoas, então vamos buscar ser pacientes e aguardar, mantendo as recomendações das autoridades da saúde e mantendo nossas orações.
“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração“. (Romanos 12:12)
Atentos aos necessitados
E como cristãos vamos estar atentos aos necessitados durante este período que vivemos, quanto mais o tempo passa, mais pessoas estarão em dificuldade.
“O justo se informa da causa dos pobres, mas o perverso nem sequer toma conhecimento”. ( Provérbios 29:7)
Assim, se nos cuidarmos, todos poderemos esperar com paciência.
Jesus te ama!