fbpx

UMA SEGUNDA CHANCE

Primeiramente, o que você faria se tivesse sido vomitado por um grande peixe? Qual o seu próximo passo?

Sob o mesmo ponto de vista, o que você faria no lugar de Jonas? Jonas não precisou esperar muito tempo para Deus renovar seu chamado.

1 – E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo: 2 – Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo. (Jonas 3: 1,2)

Observe as cruciais palavras para Jonas “E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas”. Jonas teve uma segunda chance. Eu sei que muitos gostam de dizer: “Deus é misericordioso, é o Deus da segunda chance”. Mas isso nem sempre é verdade.

Ainda mais que nem todos na Bíblia tiveram uma segunda chance. Vejam na bíblia as história de Ananias e Safira e a história da esposa de Ló. O fato de Deus ter dado uma segunda chance a Jonas não significa que sempre teremos uma segunda chance quando desobedecermos.

Isto precisa ficar claro porque alguém pode ler a história de Jonas e concluir: “Não importa se obedeço na primeira vez, porque sempre terei uma segunda chance”. Não presuma a Graça de Deus.

Afinal, quando Jonas estava na barriga do peixe grande não sabia o que aconteceria, não sabia se iria sobreviver. A verdade é que a desobediência de Jonas não cancelou a ligação com Deus. Agora, Deus renova seu chamado como dizendo: “Vá para Nínive e não estrague tudo desta vez”.

De antemão, podemos dizer que há boas e más notícias aqui para Jonas. A boa notícia é que Deus não desistiu de Jonas. A má notícia é que Deus quer que Jonas vá para Nínive.

Algumas verdades:

1. Deus não guarda ressentimentos – Definitivamente, Deus “perdoa abundantemente” os pecadores quando eles vêm a ele. Ele demonstrou sua graça renovando seu chamado na vida de Jonas.

2. Deus não negocia – Deus não fala assim: “Tudo bem Jonas, entendi. Você não quer ir a Nínive, então leve a minha palavra para Társis já que é para onde você estava indo”.

3. Deus não desiste – Frequentemente Deus se preocupa mais com o trabalhador do que com o trabalho. Se toda a preocupação de Deus fosse Nínive, Deus poderia ter enviado outra pessoa no lugar de Jonas. O Senhor queria confrontar o mal no coração de Jonas e que Jonas visse o grande amor do coração de Deus.

O Senhor não precisa de Jonas, mas Jonas precisa de Deus. E podemos dizer mais, Deus não precisa de nós, mas nós precisamos de Deus.

Infelizmente muitos levam uma vida inteira para compreender essa verdade. E aqui está uma lição para todos nósNós somos muito parecidos com JonasHá um pouco de Jonas em todos nós e muito de Jonas em alguns de nós.

O verso 3 diz que Jonas obedeceu ao Senhor e foi a Nínive. Esta é a única vez no livro em que Jonas obedece ao Senhor.

Isso nos leva a outro ponto importante. Você não precisa gostar de Seu chamado, apenas tem que fazer isso de qualquer maneira. Mesmo que não tenha amor a Nínive, você tem que dar a mensagem de Deus para o povo de Nínive.

Uma mensagem curta

Então Jonas vai e começa a pregar nesta cidade de ímpios. Sua mensagem é muito simples.

Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida. (Jonas 3:4). Definitivamente, quem já fez um sermão com seis palavras?

Dessa forma, Jonas foi a Nínive e deu seu sermão com seis palavras. Observe o que aconteceu quando Jonas pregou:

“E os homens de Nínive creram em Deus” (Jonas 3:5a). Não diz que eles acreditaram em Jonas. Diz que eles creram em Deus, “e proclamaram um jejum” (Jonas 3:5b).

O arrependimento do rei

O rei levantou-se (sinal de sua intenção), tirou as vestes reais (sinal de humildade), cobriu-se de pano de saco (sinal de luto) e sentou-se nas cinzas (sinal de arrependimento).

Em seguida, ele envia um chamado para um tempo de jejum e oração, porque, como ele diz:

Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos”? (Jonas 3: 9)

Aqui podemos observar um dos maiores reavivamento da história da humanidade. A cidade inteira se arrependeu.

O maior reavivamento na história aconteceu por causa de uma sentença pregada por um profeta que nem queria estar lá. Quais são as chances disso acontecer? Sem Deus, as chances são zero.

Como isso pôde acontecer em uma cidade pagã como Nínive? Resposta: Deus

E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez. (Jonas 3: 10)

Assim, mesmo contrariado, Jonas foi usado por Deus para um grande milagre.

Afinal, você já foi chamado por Deus e fugiu? Esteja atento, Deus pode estar te chamando novamente.

Que Deus nos abençoe e abra nossos entendimentos, amém.

Please follow and like us:
SOS vida 24h.