A Bíblia expressamente diz: “Não creiam!”
Mas alguém diria: “Ué, mas a Bíblia não diz para não sermos incrédulos, mas crentes (João 20:27)?”
Sim, sim, “Crente”, sim! “Crédulo”, não! Crente é o que se interessa, que investiga, que compara, que prova as coisas, que não acredita em qualquer coisa, mas verifica o fundamento, a veracidade do que ouve. Crédulo, ao contrário, é o que se deixa levar pelos outros, é o que acredita em qualquer boato que ouve, que reenvia mensagens de Whatsapp sem nem ao menos provar se são verdadeiras ou não.
É por isso que a Bíblia nos exorta:
“Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.” 1 João 4:1
E hoje, mais do que nunca, tem muita mentira por aí: No campo político (muitos políticos mentem), no científico (até alguns cientistas fraudam resultados), no comercial (campanhas publicitárias ilusórias) e, claro, no campo espiritual (lobos vestidos de ovelhas que buscam lucro financeiro com o evangelho). Tem mentiras grandes e tem mentiras pequenas. Tem mentiras chamadas de “inocentes” (mas pode alguma coisa que vem do diabo – e a mentira foi criada pelo diabo – ser chamada de “inocente”?), e tem mentiras “cabeludas”, mas ao final toda a mentira contamina e confunde, rouba e separa, podendo até destruir e matar.
Certos estavam os cidadãos de Beréia, que não acreditavam no que ouviam sem averiguar, mas provavam para ver se aquilo que lhes estava sendo dito era verdadeiro (Atos 17:11). Façamos como eles: Não creiamos em qualquer coisa, mas provemos tudo!
Jesus te ama!
Deus abençoe!