Antes de mais nada, você já conheceu alguém insatisfeito?
De acordo com a bíblia, o que falar de Adão que tinha tudo e só não podia comer da árvore do conhecimento do bem e do mal ou Sansão, um jovem cheio do Espirito Santo, um jovem levantado para julgar Israel e ele só tinha que manter seus votos de Nazireu.
Pois bem, tanto um como o outro não satisfeito com suas situações quebraram seus votos com Deus.
Jonas o eterno insatisfeito
Do mesmo modo, vejam outro insatisfeito, Jonas. Deus enviou Jonas para Nínive e Jonas vai para Társis, no caminho para Társis Deus enviou uma tempestade no mar onde estava Jonas, para acalmar a tempestade os marinheiros o jogam Jonas ao mar, imediatamente Deus para salvar Jonas envia um grande peixe que engole Jonas e Jonas passa 3 dias e 3 noites na barriga do grande peixe. Nesse ínterim Jonas Ora ao senhor por livramento e é vomitado em terra firme. Enfim, Jonas vai para Nínive e prega um sermão de 6 palavras e a cidade inteira se arrepende e acontece o maior avivamento da história da humanidade.
Tudo isso seria motivo para deixar alguém feliz, certo? Mas Jonas não ficou feliz.
Você simplesmente não pode agradar algumas pessoas, o homem é um eterno insatisfeito. Agora entendemos por que Jonas não queria ir a Nínive: “Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal”. (Jonas 4: 2b)
A hipocrisia de Jonas
Jonas ficou satisfeito com a misericórdia de Deus quando ele foi salvo de afogamento no mar, mas Jonas ficou totalmente insatisfeito quando Deus mostrou misericórdia para o povo de Nínive. Vejam o que Jonas disse: Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver. (Jonas 4:3)
Enquanto Jonas estava na barriga do peixe, Jonas orou: “Ó Deus, deixe-me viver”.
Depois de receber a misericórdia, Jonas ora: “Ó Deus, deixe-me morrer”. Simplesmente Jonas não sabe o que quer é um eterno insatisfeito.
Em suma, o livro de Jonas termina com uma pergunta: “E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive”?
Dessa forma, ao terminar com uma pergunta e não com uma declaração, o livro deixa esta questão no ar, para cada um responder. Teremos o coração de Deus para a Nínive de nosso mundo atual? Ou vamos odiá-los como Jonas odiava a cidade de Nínive?
O maior problema de Deus não é com o povo perverso de Nínive. O que mais preocupa é que os incrédulos de Nínive foram mais rápidos em acreditar em Deus do que o homem enviado por Deus.
Algumas verdades:
A. Deus ama Nínive – Onde está Nínive hoje? Nínive é a sua cidade, Nínive é o seu vizinho é seu chefe. Nínive é onde estiverem as pessoas próximas a você.
B. Deus ama Nínive e vai fazer o que for preciso para chegar a Nínive – Para Jonas isso significou passar três dias e três noites na barriga de um grande peixe. O que Deus terá que fazer para nós o obedecermos?
C. Deus ama Nínive e Nínive precisa de você. – Nínive estava pronta para se converter. Deus escolheu Jonas para levar sua mensagem. Hoje o mundo está cheio de cidades como Nínive e Deus está procurando alguém para ir até lá.
Onde está Nínive hoje?
Nínive hoje é um lugar que só você pode ir, é uma pessoa que só você pode alcançar.
Sua Nínive pode ser seu colega de trabalho, pode ser seu marido ou esposa ou até mesmo seus filhos. Você tem medo de ir, não tenha, Deus quer você lá.
Deus está dizendo: “Confie em mim”.
Que Deus abençoe a todos